Rizotomia Percutânea

RIZOTOMIA PERCUTÂNEA

images4

A rizotomia percutânea, está indicado para pessoas que sentem dor crônica na coluna cervical e lombar, que origina-se das facetas articulares.

Pode ser realizado em pessoas que queixam de dor na coluna cervical, em que não há irradiação para os membros superiores (braços) e na coluna lombar que irradia para glúteo e membros inferiores (pernas), mediante avaliação do médico especialista.

imgp_rf1-420x2401

A rizotomia percutânea é um procedimento minimamente invasivo, consiste na introdução da ponta de uma agulha na pele até a saída dos ramos mediais das facetas articulares, não são realizados cortes ou incisão. Após posicionada a agulha e inserido um eletrodo que faz a radiofrequência (um aparelho para gerar sinais elétricos de alta frequência), causando uma alteração térmica na região desejada pelo médico, que acaba com a sensação de dor que vem daquele ponto.

index-61

Na coluna cervical o procedimento é parecido. O paciente pode retornar para casa apto a realizar atividades habituais moderadas. Na maioria dos pacientes este procedimento é resolutivo, porém alguns pacientes podem voltar a sentir dor após 6 meses. Nestes casos pode ser feito novamente a rizotomia ou outras alternativas de procedimento mediante avaliação do médico especialista.

O procedimento foi autorizado pela ANS (Agência Nacional de Saúde) desde 2004. É um tratamento moderno e seguro, que pode evitar um procedimento mais agressivo, como cirurgias abertas.

Consulte seu médico !!!!