Pé Reumatóide

PÉ REUMATÓIDE

Antepé

   A manifestação inicial da artrite reumatóide do antepé é sinovite das articulações metatarsofalângicas. Concomitante com a sinovite há liberação de enzimas (proteases e colagenases) da sinovial doente. Essas enzimas destroem a cartilagem articular e interropem interfaces osteoligamentares. Distensão líquida da cápsula articular e enfraquecimento dos ligamentos capsulares possibilitam que os dedos subluxem dorsalmente sobre o metatarsal com a sustentação de peso.

   A incapacidade dos músculos extensores curtos e longos dos dedos de estenderem as articulações médias e distais dos dedos agrava a deformidade por causa da excursão reduzida secundária à hiperextensão das articulações metatarsofalângicas.

Tratamento

   Inicialmente os pacientes são tratados com sapatos extra-profundos com uma caixa dos dedos alta e uma palmilha moldade que aceite as proeminências ósseas. Estes dispositivos podem ser usados indefinidamente, mas cirurgia geralmente é necessária em virtude da dor continuada, deformidade aumentando e insatisfação do paciente com sapatos feios que necessitam modificações frequentes à medida que as deformidades antigas progridem ou novas deformidades desenvolvem-se.