Consolidação Viciosa de Fraturas

CONSOLIDAÇÃO VICIOSA DE FRATURAS

   Fratura com consolidação viciosa é aquela que consolidou com os fragmentos em uma posição não-anatômica. Se a deformidade tem má aparência ou não, ela pode comprometer a função de diversos modos.

   Em geral, consolidações viciosas são causadas por redução imprecisa ou por imobilização ineficaz durante o processo de consolidação. Na maioria das vezes, esses problemas podem ser prevenidos pelo tratamento competente de fraturas recentes; contudo, em alguns casos ocorre consolidação viciosa, apesar do tratamento mais especializado.

   O objetivo da cirurgia para consolidação viciosa é restaurar a função. Embora a melhora da aparência da parte afetada possa ser igualmente importante para o paciente, raramente a cirurgia se justifica apenas por razões estéticas. 

 

Falangens dos dedos do pés

   Consolidação viciosa de fraturas das falangens dos dedos dos pés raramente causará suficiente incapacidade que justifique uma cirurgia. Entretanto, uma deformidade que esteja causando dor poderá ser facilmente corrigida por uma incisão lateral ou dorsal que não lesiona tendões. Pode ser suficiente osteotomia e alinhamento dos fragmentos. Contudo, para uma correção completa, talvez haja necessidade de ressecção ampla, que pode ser feita sem restrições, porque os dedos dos pés não requerem movimentos habilidosos.

 

Ossos Metatarsais

   Se a consolidação viciosa do colo ou da diáfise de um metatarsal está causando incapacidade, na maioria das vezes os fragmentos estão angulados na direção da superfície plantar do pé, o que gera nessa região uma massa óssea; se a fratura se apresentava com grave comiuição, a massa pode simular um tumor. A cirurgia não deve ter por objetivo a restauração de uma posição e alinhamento perfeitos, mas apenas a correção da angulação, para que a sustentação do peso não cause pressão dolorosa sobre a planta do pé.

 

Patela

   Os sintomas de uma fratura com consolidação viciosa da patela são semelhantes aos da condromalacia avançada. A incapacidade é proporcional ao grau de irregularidade da superfície articular da patela e da superfície articular correspondente do fêmur. Mesmo para uma consolidação viciosa relativamente recente, frequentemente o procedimento de escolha é uma patelectomia.