Rua Alegre, 598 – Bairro Barcelona – São Caetano do Sul – SP
(11) 4229-8253 / (11) 4221-6744
contato@cor.med.br

TRASNTORNOS DO HÁLLUX

TRASNTORNOS DO HÁLLUX

Hálux Valgo ( Joanete)

   O hálux valgo ( desvio lateral do hálux) não é uma doença única, como o nome dá a entender, mas uma deformidade complexa do primeiro raio, que frequentemente é acompanhada por deformidade e sintomas nos dedos menores. Muitas vezes o ângulo entre o primeiro e o segundo metatarsais é maior que os 8 a 9 graus comumente considerados nos limites superiores do normal. O ângulo em valgo da primeira articulação metatarsofalângica também é maior que os 15 a 20 graus considerados os limites superiores do normal.

   A postura em valgo do hálux frequentemente causa uma deformidade semelhante a martelo do segundo dedo. Além disso, o alargamento do antepé torna mais difícil usar sapatos; com sapatos que têm uma caixa dos dedos estreita, muitas vezes desenvolvem-se calos, do mesmo modo que hipertrofia bursal da eminência do primeiro metatarsal ( joanete).

  Inicialmente, a maioria dos pacientes pode ser tratada não cirurgicamente com modificações apropriadas dos calçados, exercícios e ajustes de atividade. Tratamento cirúrgico do hálux valgo por razões cosméticas, apenas, raramente está indicado, exceto em um adolescente com uma deformidade progressiva importante. Mesmo sem os sintomas mais leves em um adolescente frequentemente pioram, especialmente quando há um histórico familiar de hálux valgo. A correção de hálux valgo em adolescentes pode ser difícil e muitas vezes desapontadora.