Rua Alegre, 598 – Bairro Barcelona – São Caetano do Sul – SP
(11) 4229-8253 / (11) 4221-6744
contato@cor.med.br

ANOMALIDADES DOS DEDOS MENORES

ANOMALIDADES DOS DEDOS MENORES

Deformidade dos dedos menores, particularmente do segundo dedo, às vezes está relacionada com a instabilidade da articulação metatarsofalângica. Geralmente, as deformidades dos dedos menores ocorrem em mulheres que usam sapatos de salto alto, constritivos e atletas com sobrecarga excessiva em hiperextensão constante dos dedos. 

Os pacientes com sinovite e instabilidade da articulação metatarsofalângica geralmente têm uma evolução insidiosa, lentamente progressiva, de metatarsalgia, especialmente ao usar sapatos de salto alto e de formas inadequadas. Ocasionalmente, sintomas neurogênicos podem estar presentes no segundo espaço inerdigital, com irradiação para o segundo e terceiro dedos. Alguns pacientes, especialmente atletas, podem lembrar uma lesão aguda em hiperextensão do pé que desencadeou o ciclo de dor. Inicialmente, a dor ocorre em posição ortostática, mas assim que os sintomas persistem alguns pacientes podem ter dor mesmo fora do apoio. 

Tratamento

Nas fases iniciais da sinovite quando deformidade mínima está presente, uma única injeção de cortisona intra-articular, antiinflamatórios orais, suportes metatarsais, esparadrapagem do dedo em uma posição neutra e uso de sapatos de sola rígida podem eliminar a dor e evitar deformidades. A adição de um suporte e uma palmilha ou uma barra transversa diretamente na sola do sapato podem ajudar a eliminar forças de extensão sobre o dedo.